Quem somos

Em 2019, nasceu uma iniciativa do GIFE que tem como missão fomentar a cultura avaliativa entre os seus associados, por meio de qualificação e disseminação das práticas de monitoramento e avaliação no setor do investimento social privado (ISP) e das organizações da sociedade civil (OSC).

Suas ações envolvem oferecimento de mentorias e cursos, desenvolvimento de plataformas e ferramentas, curadoria e disseminação de materiais criados por terceiros e produção de conteúdo informativo e reflexivo sobre o campo (podcasts, notas técnicas e outras publicações).

Para promover troca de conhecimento e integração entre os associados e outros agentes, a Agenda de Avaliação apoia e realiza eventos (seminários, encontros, webinários e debates), de alcance nacional e internacional, com foco nos desafios e demandas provenientes do ecossistema de avaliação.

A criação da Agenda tem origem em um contexto de interesse crescente dos investidores sociais na implementação e na melhoria de suas práticas avaliativas. Por isso, os primeiros passos foram dados antes mesmo da sua inauguração, através do estabelecimento de um proveitoso diálogo entre o GIFE e um grupo de associados que compartilhavam propósitos e ações na mesma direção. Formalizado como Grupo de Apoiadores da Agenda de Avaliação, hoje ele inclui: a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Fundação Roberto Marinho e o Itaú Social.

Esse conjunto de organizações aporta recursos para a sustentabilidade e fortalecimento da Agenda e dos seus objetivos. Para planejamento, supervisão, desenvolvimento e comunicação de suas realizações, ela dispõe de uma Coordenação Executiva (GIFE) e um Conselho Consultivo, que se reúne bianualmente para ampliar as discussões e reflexões promovidas no âmbito da Agenda de Avaliação. Atualmente, o Conselho Consultivo conta com os seguintes nomes:

Ana Rosa Soares
Formada em Administração Pública (UAlbany). Atua como avaliadora no sistema das Nações Unidas desde 2010.
Atualmente, é chefe do Departamento de Avaliação do PNUD em NY.
Gustavo Henrique Moraes
Doutor em Educação (UnB), mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e engenheiro em Eletrônica e Telecomunicações (UTFPR).
Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Marcia Paterno Joppert 
Mestra em administração pública (IUL/ISCTE) e doutoranda em Psicologia (Claremont Graduate University), com concentração em avaliação e métodos de pesquisa aplicados.
Consultora independente em avaliação e diretora da RBMA.
Martina Rillo Otero
Mestra em Psicologia Experimental (PUC-SP). Atua no campo da avaliação desde 2006.
Atualmente, é coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem no Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Maure Pessanha
Formada em Administração de Empresas (USP), com especialização em Avaliação de Programas Sociais (Harvard University).
Atua com empreendedorismo e negócios de impacto e lidera a Artemisia desde 2007.
Thereza Marcilio
Pedagoga (UFBA) e mestra em Educação (Harvard University), com formação em Psicologia Social.
Membra da Academia Baiana de Educação e da Academia de Ciências da Bahia.
Presidente e consultora associada fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social.
Wagner Bandeira Andriola
Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Complutense de Madrid).
Professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior.
Walquiria Tiburcio
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas (USP) e especialista em Estudos Brasileiros.
Socia consultora da Move Social e  fundadora do movimento Lente Preta – Avaliação e Equidade Racial. Possui enfoque em avaliação e questões de equidade racial e de gênero.

Apoiadores da Agenda de Avaliação

Apoiador #4
Apoiador #3 Fundação Roberto Marinho
Apoiador #2 Itaú Social

Realização

GIFE

Parceiro Técnico da Agenda Avaliação

Conhecimento Social