Em 2019, nasceu uma iniciativa do GIFE que tem como missão fomentar a cultura avaliativa entre os seus associados, por meio de qualificação e disseminação das práticas de monitoramento e avaliação no setor do investimento social privado (ISP) e das organizações da sociedade civil (OSC).
Suas ações envolvem oferecimento de mentorias e cursos, desenvolvimento de plataformas e ferramentas, curadoria e disseminação de materiais criados por terceiros e produção de conteúdo informativo e reflexivo sobre o campo (podcasts, notas técnicas e outras publicações).
Para promover troca de conhecimento e integração entre os associados e outros agentes, a Agenda de Avaliação apoia e realiza eventos (seminários, encontros, webinários e debates), de alcance nacional e internacional, com foco nos desafios e demandas provenientes do ecossistema de avaliação.
A criação da Agenda tem origem em um contexto de interesse crescente dos investidores sociais na implementação e na melhoria de suas práticas avaliativas. Por isso, os primeiros passos foram dados antes mesmo da sua inauguração, através do estabelecimento de um proveitoso diálogo entre o GIFE e um grupo de associados que compartilhavam propósitos e ações na mesma direção. Formalizado como Grupo de Apoiadores da Agenda de Avaliação, hoje ele inclui: a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Fundação Roberto Marinho e o Itaú Social.
Esse conjunto de organizações aporta recursos para a sustentabilidade e fortalecimento da Agenda e dos seus objetivos. Para planejamento, supervisão, desenvolvimento e comunicação de suas realizações, ela dispõe de uma Coordenação Executiva (GIFE) e um Conselho Consultivo, que se reúne bianualmente para ampliar as discussões e reflexões promovidas no âmbito da Agenda de Avaliação. Atualmente, o Conselho Consultivo conta com os seguintes nomes: