Este Glossário é resultado de um esforço de sistematização da Agenda Avaliação e inclui terminologias comumente usadas no campo avaliativo, fornecendo bases para facilitar um entendimento comum sobre o tema. Embora muitos dos termos possam ser utilizados genericamente, neste Glossário são fornecidas definições baseadas no contexto das práticas avaliativas.
As definições apresentadas neste Glossário foram reunidas a partir de publicações de diferentes instituições e representam a opinião de cada instituição sobre determinado termo (clique no Termo para visualizar a definição de cada instituição). Tendo em vista o esforço contínuo da Agenda Avaliação em reunir e sistematizar conteúdos relevantes sobre o campo da Avaliação, outros termos e referências podem ser acrescentados. Por gentileza, compartilhe conosco clicando no botão “envie sua sugestão”.
Os achados/descobertas usam evidências de uma ou mais avaliações para permitir uma declaração factual.
Declarações factuais baseadas em evidências empíricas sobre um projeto ou programa. As descobertas incluem declarações e representações visuais dos dados, mas não interpretações, julgamentos ou conclusões sobre o que as descobertas significam ou implicam.
Afirmações factuais sobre uma ou várias avaliações que permitem verificar factos.
Os beneficiários e outras partes interessadas de uma intervenção de desenvolvimento. Termo relacionado: beneficiários.
Beneficiários e outras partes detentoras de interesse (stakeholders) numa intervenção de desenvolvimento. Termo relacionado: beneficiários
O processo de designar sujeitos da pesquisa de tal maneira que cada indivíduo seja designado ao grupo de tratamento ou ao grupo de controle inteiramente por acaso. Assim, cada sujeito da pesquisa tem uma chance justa e igual de receber a intervenção que está sendo estudada (ao ser colocada no grupo de tratamento) ou não (ao ser colocada no grupo de “controle”). Termo relacionado: randomização.
Um método de amostragem realizado em dois ou mais estágios em que cada unidade é selecionada como parte de algum grupo natural e não individualmente (como todas as pessoas que vivem em um estado, quarteirão ou família).
O processo de dividir um tópico complexo em partes menores para examinar como ele é construído, funciona ou interage para ajudar a determinar o motivo dos resultados observados.
Uma análise que combina custos e efeitos do programa (impactos). Os impactos, no entanto, não precisam ser transformados em benefícios ou custos monetários.
Um estudo realizado para determinar a) se o programa está em um estágio em que é provável que o progresso em direção aos objetivos seja observável; b) se e como uma avaliação seria útil para gerentes de programas e/ou formuladores de políticas; e, c) a viabilidade de realizar uma avaliação.
Uma avaliação da relação entre custos e resultados do programa. Pode ser usado para comparar diferentes intervenções com os mesmos resultados para determinar a eficiência.
Uma análise que combina os benefícios de um programa com os custos desse programa. Os benefícios e custos são transformados em termos monetários.
Uma análise ou avaliação de fatores (chamados de externalidades no “logframe”) que afetam ou podem afetar a consecução bem-sucedida dos objetivos de uma intervenção. Um exame detalhado das possíveis conseqüências indesejadas e negativas para a vida humana, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente decorrentes de intervenções; um processo sistemático para fornecer informações sobre essas conseqüências indesejáveis; o processo de quantificação das probabilidades e impactos esperados para os riscos identificados.
Uma análise ou uma avaliação de fatores (chamados externalidade no “logframe”) que afetam ou são suscetíveis de afetar a consecução bem-sucedida dos objetivos de uma intervenção. É um processo sistemático para fornecer informações sobre consequências indesejáveis com base na quantificação das probabilidades e / ou julgamento de especialistas.
Análise ou apreciação de fatores (designados por pressupostos no quadro lógico) que contribuem/ podem contribuir para alcançar os objetivos de uma intervenção de desenvolvimento. Exame detalhado das potenciais consequências não desejadas e negativas que uma ação de desenvolvimento pode ter na vida humana, na saúde, na propriedade ou no ambiente. Processo que se destina a identificar de forma sistemática as consequências não desejadas e os riscos, com quantificação da sua probabilidade de aparecimento e do seu impacto previsível.
Uma avaliação geral da relevância, viabilidade e sustentabilidade potencial de uma intervenção de desenvolvimento antes de uma decisão de financiamento. Nota: Nas agências e bancos de desenvolvimento, o objetivo da avaliação é permitir que os tomadores de decisão decidam se a atividade representa um uso adequado dos recursos corporativos. Termo relacionado: avaliação ex-ante
Uma avaliação geral da relevância, viabilidade e potencial sustentabilidade de uma intervenção ou atividade antes de uma decisão de financiamento.
Apreciação global da pertinência, viabilidade e sustentabilidade provável de uma intervenção de desenvolvimento antes que a decisão de financiamento seja tomada. Nota: nas agências e bancos de desenvolvimento, o objetivo desta apreciação prévia é fornecer aos tomadores de decisão os elementos necessários para decidir se a ação representa uma utilização adequada dos recursos da organização. Termo relacionado: avaliação prévia.
Ações tomadas ou trabalho realizado através do qual são mobilizados insumos, como fundos, assistência técnica e outros tipos de recursos para produzir resultados específicos. Termo relacionado: intervenção no desenvolvimento.
Uma ação ou processo específico realizado por um período específico por uma organização para converter recursos em produtos ou serviços com o objetivo de obter resultados. Termo relacionado: Projeto.
Os eventos ou ações que ocorrem como parte do programa.
A atribuição de um nexo de causalidade entre mudanças observadas (ou que se espera que sejam observadas) e uma intervenção específica. Nota: A atribuição refere-se ao que deve ser creditado pelas alterações ou resultados observados alcançados. Representa até que ponto os efeitos observados no desenvolvimento podem ser atribuídos a uma intervenção específica ou ao desempenho de um ou mais parceiros, levando em consideração outras intervenções, variáveis de confusão e outros fatores externos.
Atribuir um nexo de causalidade entre as alterações observadas e uma intervenção específica ou programa, levando em consideração os efeitos de outras intervenções e possíveis variáveis de confusão.
A extensão estimada em que os resultados observados foram causados por um programa, significando que o programa produziu efeitos.
Confirmação de uma relação causal entre as mudanças observadas (ou que se espera observar) e uma ação específica. Nota: a atribuição refere-se à responsabilidade da mudança por parte da ação avaliada. Representa a parte dos efeitos observados que é atribuível a uma intervenção específica ou à ação de um ou mais parceiros. Pressupõe que se tenha em consideração outras intervenções, fatores exógenos (antecipados ou não) e choques externos.
Uma atividade de garantia objetiva e independente, projetada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Ajuda uma organização a atingir seus objetivos, trazendo uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Nota: é feita uma distinção entre auditoria de regularidade (financeira), que se concentra no cumprimento dos estatutos e regulamentos aplicáveis; e auditoria de desempenho, que se preocupa com relevância, economia, eficiência e efetividade. A auditoria interna fornece uma avaliação dos controles internos realizados por uma unidade que se reporta ao gestor, enquanto a auditoria externa é conduzida por uma organização independente.
O exame sistemático dos registros e a investigação de outras evidências para determinar a propriedade, conformidade e adequação de programas, sistemas e operações.
Atividade de controle em matéria de qualidade, realizada de forma objetiva e independente e destinada a melhorar as operações de uma organização e a aumentar o seu valor. A auditoria ajuda uma organização a alcançar os seus objetivos graças a uma abordagem sistemática e rigorosa para apreciar e melhorar a eficácia da gestão de riscos, do controle e dos processos. Nota: deve ser feita uma distinção entre a auditoria regular (de controle, exemplo: controle financeiro) que se centra sobretudo na conformidade com os procedimentos e regulamentos em vigor e a auditoria do desempenho que se interessa pela pertinência, a economia, a eficácia e a eficiência. A auditoria interna fornece uma apreciação dos controles internos exercidos por uma unidade prestando contas à direção, enquanto a auditoria externa é realizada por um organismo independente.
Refere-se ao exame de ações dentro de instituições (públicas) no que diz respeito à sua regularidade, legalidade e eficiência econômica.
Uma avaliação por aqueles encarregados do design e entrega de uma intervenção de desenvolvimento.
Uma avaliação por aqueles encarregados do design e implementação de um projeto ou programa.
Avaliação efetuada por quem tem a responsabilidade de conceber e implementar uma intervenção de desenvolvimento.
Em que medida uma atividade ou um programa pode ser avaliado de maneira confiável e credível. Nota: A avaliação da avaliabilidade exige a revisão antecipada de uma atividade proposta para verificar se seus objetivos estão adequadamente definidos e se seus resultados são verificáveis.
Em que medida uma intervenção ou projeto pode ser avaliado de maneira confiável e credível.
Medida segundo a qual uma atividade ou programa é avaliado de forma confiável. Nota: a apreciação da avaliabilidade supõe um exame prévio da atividade proposta para verificar se os seus objetivos estão definidos de forma adequada e se os resultados são verificáveis.
A avaliação sistemática e objetiva de um projeto, programa ou política em andamento ou concluído, seu desenho, implementação e resultados. O objetivo é determinar a relevância e o cumprimento dos objetivos, a eficiência do desenvolvimento, a eficácia, o impacto e a sustentabilidade. Uma avaliação deve fornecer informações credíveis e úteis, permitindo a incorporação das lições aprendidas no processo de tomada de decisão dos destinatários e doadores. A avaliação também se refere ao processo de determinar o valor ou o significado de um atividade, política ou programa. Uma avaliação, o mais sistemática e objetiva possível, de uma intervenção planejada, em andamento ou concluída. Nota: A avaliação em alguns casos envolve a definição de padrões apropriados, o exame do desempenho em relação a esses padrões, uma avaliação dos resultados reais e esperados e a identificação das lições relevantes.
Uma avaliação sistemática e objetiva de um projeto, programa ou política em andamento ou concluído. As avaliações são realizadas para (a) melhorar o desempenho das intervenções ou políticas existentes, (b) avaliar seus efeitos e impactos e (c) informar as decisões sobre a programação futura. As avaliações são empreendimentos analíticos formais que envolvem coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas.
Apreciação sistemática e objetiva de um projeto, programa ou política, em curso ou terminado, quanto à sua concepção, execução e resultados. O propósito é determinar a pertinência e o grau de cumprimento dos objetivos, a eficiência em matéria de desenvolvimento, a eficácia, o impacto e a sustentabilidade. Uma avaliação deve fornecer informações úteis, permitindo integrar as lições da experiência nos processos de decisão dos beneficiários e dos doadores de fundos. O termo “avaliação” também se refere a um processo tão sistemático e objetivo quanto possível através do qual se determina a importância e o alcance de uma intervenção de desenvolvimento prevista, em curso ou concluída. Nota: em certas casos a avaliação supõe a definição de normas adequadas, a apreciação dos desempenhos relativamente a essas normas, a apreciação dos resultados esperados e alcançados e a identificação das lições relevantes. Termo relacionado: exame.
Avaliação refere-se a um serviço baseado em pesquisa para avaliar de forma sistemática e transparente um objeto, como por exemplo estratégias, leis, programas, projetos, medidas, etc.
Uma avaliação da qual diferentes agências doadoras e/ou parceiros participam. Nota: Existem vários graus de “articulação”, dependendo da extensão em que os parceiros individuais cooperam no processo de avaliação, mesclam seus recursos de avaliação e combinam seus relatórios de avaliação. Avaliações conjuntas podem ajudar a superar problemas de atribuição na avaliação da eficácia de programas e estratégias, a complementaridade dos esforços apoiados por diferentes parceiros, a qualidade da coordenação da ajuda, etc.
Uma avaliação na qual mais de uma agência ou parceiro participa. Podem haver vários níveis de colaboração, variando desde o desenvolvimento de um projeto acordado e a realização de trabalhos de campo de forma independente até a combinação de recursos e a realização de pesquisas e relatórios conjuntos.
Avaliação em que participam diferentes organismos doadores e/ou os parceiros. Nota: pode haver vários graus de parceria consoante os parceiros cooperem mais ou menos no processo de avaliação, juntem os seus recursos de avaliação e trabalhem conjuntamente os relatórios da avaliação. As avaliações conjuntas podem ajudar a tratar problemas de atribuição de competências, apreciando a eficácia dos programas e estratégias, a complementaridade dos esforços suportados pelos diferentes parceiros, assim como a qualidade da coordenação da ajuda, etc.
Uma avaliação de um conjunto de atividades, projetos e/ou programas relacionados.
Avaliação de um conjunto de atividades, projetos ou programas interelacionados.
Um estudo sistemático da mudança que pode ser atribuída a uma intervenção específica, como um projeto, programa ou política. As avaliações de impacto geralmente envolvem a coleta de dados de linha de base para um grupo de intervenção e um grupo de comparação ou controle, bem como uma segunda rodada de coleta de dados após a intervenção, algumas vezes até anos depois.
Avaliação realizada no meio do período de implementação da intervenção. Termo relacionado: avaliação formativa.
Avaliação realizada no ponto médio da implementação do programa ou projeto.
Avaliação conduzida no meio da execução de uma intervenção. Termo relacionado: avaliação formativa.
Uma avaliação da dinâmica interna das organizações implementadoras, seus instrumentos de política, seus mecanismos de prestação de serviços, suas práticas de gerenciamento e os vínculos entre eles. Termo relacionado: avaliação formativa.
Uma avaliação realizada durante a implementação de um programa para determinar se é provável que o programa alcance seus objetivos, avaliando se está atingindo ou não os beneficiários pretendidos (cobertura) e fornecendo os serviços pretendidos usando os meios (processos) apropriados.
Avaliação da dinâmica interna da organização encarregada de executar a intervenção, dos seus instrumentos e políticas de atuação, dos seus mecanismos de prestação de serviços, das suas práticas de gestão e das ligações entre estes elementos. Termo relacionado: avaliação formativa.
Essa forma de avaliação avalia até que ponto um programa atinge seus objetivos orientados a resultados. Ele se concentra nos produtos e resultados (incluindo efeitos indesejados) para avaliar a eficácia do programa, mas também pode avaliar os processos do programa para entender como os resultados são produzidos.
A coleta sistemática de informações para avaliar o impacto de um programa, apresentar conclusões sobre o seu mérito ou valor e fazer recomendações sobre sua direção ou melhoria futura.
Avaliação de um conjunto de intervenções organizado para atingir objetivos específicos de desenvolvimento global, regional, de país ou setor. Nota: um programa de desenvolvimento é uma intervenção com prazo determinado que envolve várias atividades que podem abranger setores, temas e/ou áreas geográficas.
Avaliação de um conjunto de intervenções destinadas a atingir objetivos específicos de desenvolvimento global, regional, de país ou setor. Um programa é uma intervenção com prazo determinado que envolve várias atividades que podem abranger setores, temas e/ou áreas geográficas.
Avaliação de um conjunto estruturado de intervenções para atingir objetivos de desenvolvimento específicos à escala de um setor, país, região ou global. Nota: um programa de desenvolvimento tem uma duração limitada e implica atividades múltiplas que podem dizer respeito a áreas transversais, temas e/ou zonas geográficas. Termo relacionado: avaliação de país, programa nacional/estratégia.
Avaliação de um ou mais portfólios de intervenções de desenvolvimento de doadores ou agências e a estratégia de assistência por trás
de um país.
Avaliação das intervenções de desenvolvimento de uma ou mais agências doadoras e da estratégia de ajuda que lhe está subjacente, num país receptor.
Avaliação de um conjunto de intervenções de desenvolvimento em um setor em um país ou entre países, os quais contribuem para a consecução de uma meta específica de desenvolvimento. Nota: um setor inclui atividades de desenvolvimento comumente agrupadas para fins de ação pública, como saúde, educação, agricultura, transporte, etc.
Uma avaliação de um cluster de intervenções em um setor em um país ou entre países, todos os quais contribuem para a consecução de um objetivo específico.
Avaliação de uma série de intervenções de desenvolvimento em um ou em vários países, as quais contribuem para alcançar determinado objetivo de desenvolvimento. Nota: um setor inclui atividades de desenvolvimento habitualmente agrupadas em uma perspectiva de ação pública como a saúde, a educação, a agricultura, os transportes, etc.
Avaliação de uma intervenção de desenvolvimento individual projetada para atingir objetivos específicos dentro dos recursos e cronogramas de implementação especificados, geralmente dentro da estrutura de um programa mais amplo. Nota: A análise de custo-benefício é um dos principais instrumentos de avaliação de projetos com benefícios mensuráveis. Quando os benefícios não podem ser quantificados, a relação custo-benefício é uma abordagem adequada.
Avaliação de uma atividade discreta projetada para atingir objetivos específicos dentro de recursos e cronogramas de implementação especificados, geralmente dentro da estrutura de um programa mais amplo.
Uma avaliação que é executada antes da implementação de uma intervenção.
Avaliação efetuada antes da implementação de uma intervenção de desenvolvimento. Termo relacionado: apreciação prévia.
Avaliação de uma intervenção após sua conclusão. Nota: Pode ser realizada diretamente após ou muito tempo após a conclusão. A intenção é identificar os fatores de sucesso ou fracasso, avaliar a sustentabilidade de resultados e impactos, e tirar conclusões que possam informar outras intervenções.
Avaliação de uma intervenção de desenvolvimento após a sua conclusão. Nota: este tipo de avaliação pode ser realizado logo após a conclusão da intervenção ou algum tempo depois. O objetivo é identificar os fatores de sucesso ou de fracasso, apreciar a sustentabilidade dos resultados e os impactos, e tirar conclusões que possam ser generalizadas a outras intervenções.
A avaliação conduzida por entidades e/ou indivíduos externos ao doador e às organizações implementadoras.
A avaliação de uma intervenção ou programa conduzido por entidades e/ou indivíduos que não estejam diretamente relacionados à organização implementadora.
Avaliação de uma intervenção de desenvolvimento conduzida por serviços e/ou pessoas exteriores ao doador de fundos e à organização responsável pela sua execução.
Avaliação destinada a melhorar o desempenho, geralmente realizada durante a fase de implementação de projetos ou programas. Nota: As avaliações formativas também podem ser realizadas por outros motivos, como conformidade, requisitos legais ou como parte de uma iniciativa de avaliação maior.
Uma avaliação realizada durante o curso da implementação do projeto, com o objetivo de melhorar o desempenho durante a fase de implementação.
Avaliação que visa melhorar o desempenho e que é habitualmente realizada durante a execução de um projeto ou programa. Nota: as avaliações formativas podem igualmente ser conduzidas por outras razões, tais como a verificação da conformidade e do respeito das obrigações legais, ou como parte de uma avaliação mais ampla. Termo relacionado: avaliação de processos
Uma avaliação realizada por entidades e pessoas livres do controle dos responsáveis pelo desenho e implementação da intervenção de desenvolvimento. Nota: A credibilidade de uma avaliação depende em parte de quão independentemente ela foi realizada. A independência implica liberdade da influência política e da pressão organizacional. Caracteriza-se pelo pleno acesso às informações e pela total autonomia na realização de investigações e relatórios de resultados.
Uma avaliação realizada por entidades e pessoas não diretamente envolvidas no desenho ou implementação de um projeto ou programa. Caracteriza-se pelo pleno acesso às informações e pela total autonomia na realização de investigações e relatórios de resultados.
Avaliação realizada por serviços ou pessoas que não estão ligadas aos responsáveis pela concepção e execução da intervenção de desenvolvimento. Nota: a credibilidade de uma avaliação depende, em parte, da independência com que é conduzida. A independência implica liberdade relativamente aos poderes políticos e às pressões da organização. É caracterizada pelo acesso livre e completo à informação e por uma autonomia total para realizar a investigação e elaborar as conclusões e recomendações.
Avaliação de uma intervenção de desenvolvimento conduzida por uma unidade e/ou indivíduos que estão sob a gestão do doador, parceiro ou organização implementadora.
Avaliação realizada por aqueles que estão implementando e/ou gerenciando a intervenção ou programa.
Avaliação conduzida por um serviço e/ou pessoas que dependem dos responsáveis pela intervenção de desenvolvimento, do financiador, dos parceiros ou da organização executora. Termo relacionado: auto-avaliação.
Método de avaliação no qual representantes de agências e partes interessadas (incluindo beneficiários) trabalham juntos na concepção, execução e interpretação de uma avaliação.
Uma avaliação na qual gerentes, funcionários implementadores e beneficiários trabalham juntos para escolher um projeto de pesquisa, coletar dados e relatar descobertas.
Método de avaliação segundo o qual os representantes das agências doadoras e os detentores de interesse (stakeholders), incluindo os beneficiários, trabalham em conjunto para conceber e conduzir uma avaliação e dela retirar conclusões.
Um estudo realizado no final de uma intervenção (ou uma fase dessa intervenção) para determinar até que ponto os resultados esperados foram produzidos. A avaliação sumativa visa fornecer informações sobre o valor do programa. Termo relacionado: avaliação de impacto.
A avaliação de uma intervenção ou programa em seus estágios posteriores ou após sua conclusão para (a) avaliar seu impacto (b) identificar os fatores que afetaram seu desempenho (c) avaliar a sustentabilidade de seus resultados e (d) tirar lições que pode informar outras intervenções.
Estudo conduzido ao final de uma intervenção (ou ao final de uma fase da intervenção) para determinar em que medida os resultados esperados foram alcançados. A avaliação sumativa visa fornecer informações sobre a validade do programa. Termo relacionado: avaliação de impacto.
Avaliação de uma seleção de intervenções de desenvolvimento, todas abordando uma prioridade específica de desenvolvimento que abrange países, regiões e setores.
Uma avaliação que se concentra em uma área transversal específica.
Avaliação de um certo número de intervenções, todas orientadas para uma prioridade específica de desenvolvimento, que se aplica de forma transversal aos países, regiões e setores.
Ponto de referência ou padrão em relação ao qual o desempenho ou as realizações podem ser avaliados. Nota: Uma referência diz respeito ao desempenho que foi alcançado anteriormente por outras organizações comparáveis ou desempenho que pode ser inferido como alcançado nas circunstâncias
Um padrão de comparação para mensuração de resultados.
Ponto de referência ou padrão em relação ao qual o desempenho ou os resultados obtidos são apreciados. Nota: o padrão refere-se ao desempenho alcançado no passado recente por outras organizações comparáveis ou ao que se poderia pensar atingir de forma razoável em um determinado contexto.
Os indivíduos, grupos ou organizações, alvo ou não, que se beneficiam, direta ou indiretamente, da intervenção. Termos relacionados: alcance, grupo-alvo.
Os indivíduos, grupos ou organizações que se beneficiam de uma intervenção, projeto ou programa.
Indivíduos, grupos ou organizações que se beneficiam da intervenção de desenvolvimento, diretamente ou não, intencionalmente ou não. Termo relacionado: público alvo.
A sequência causal de uma intervenção de desenvolvimento que estipula a sequência necessária para alcançar os objetivos desejados – iniciando com insumos, passando por atividades e produtos e culminando em resultados, impactos e feedback. Em algumas agências, o alcance faz parte da cadeia de resultados. Termos relacionados: premissas, estrutura de resultados.
Sequência de relações de causa-efeito que leva uma intervenção de desenvolvimento a atingir os seus objetivos. A cadeia de resultados começa pela disponibilização dos recursos e continua pelas atividades e seus produtos. Conduz aos efeitos e impactos e culmina em uma assimilação dos ensinamentos. Em algumas agências de ajuda, o público alvo faz parte da cadeia de resultados. Termos relacionados: pressupostos, quadro de resultados.
A relação entre um evento (a causa) e outro evento (o efeito) que é a conseqüência direta (resultado) do primeiro.
As conclusões apontam os fatores de sucesso e fracasso da intervenção avaliada, com atenção especial aos resultados e impactos pretendidos e às fortalezas e debilidades da intervenção. Uma conclusão é tomada a partir da coleta de dados e das análises realizadas, por meio de uma cadeia de argumentos transparente.
Um julgamento baseado em uma síntese de descobertas empíricas e declarações factuais.
As conclusões fazem sobressair os fatores de sucesso e de fracasso de uma intervenção avaliada, dando uma atenção particular aos resultados e impactos, esperados ou não, e de uma forma mais geral a quaisquer outros pontos fortes e fracos. Uma conclusão remete para os dados e para as análises elaboradas através de uma cadeia transparente de argumentos.
Consistência ou confiabilidade dos dados e julgamentos de avaliação, com referência à qualidade dos instrumentos, procedimentos e análises utilizados para coletar e interpretar os dados da avaliação. Nota: as informações da avaliação são confiáveis quando observações repetidas usando instrumentos semelhantes em condições semelhantes produzem resultados semelhantes.
Consistência ou confiabilidade dos dados com referência à qualidade dos instrumentos, procedimentos e utilizados. Os dados são confiáveis quando o uso repetido do mesmo instrumento gera os mesmos resultados.
Coerência e consistência das informações com base nas quais se faz uma avaliação e as apreciações que daí decorrem. A confiabilidade faz referência à qualidade das técnicas, procedimentos e análises utilizadas para coletar, tratar e interpretar os dados. Nota: a informação é confiável quando observações repetidas, utilizando os mesmos instrumentos em idênticas condições, produzem resultados semelhantes.
A situação ou condição que hipoteticamente deve prevalecer para indivíduos, organizações ou grupos, caso não haja intervenção.
Uma declaração hipotética do que teria acontecido (ou não) se o programa não tivesse sido implementado.
Cenário em ausência de intervenção. Situações ou condições em que hipoteticamente se encontrariam as pessoas, organizações ou grupos, se a intervenção de desenvolvimento não tivesse sido realizada.
Dividir a população em “blocos” em termos de uma ou mais variáveis (além do programa) que devem influenciar o impacto do programa.
Informações coletadas por um pesquisador. Os dados coletados durante uma avaliação são manipulados e analisados para produzir descobertas que servem de base para conclusões e recomendações.
Informações coletadas diretamente pelo pesquisador (ou assistentes), em vez de coletadas de fontes secundárias (dados coletados por outros). Na avaliação do programa, refere-se às informações coletadas diretamente por um avaliador para informar uma avaliação.
Observações ou informações expressas usando categorias (dicotômicas, nominais, ordinais) e não termos numéricos. Exemplos incluem sexo, sobrevivência ou morte, e primeiro.
Observações que são categóricas e não numéricas e geralmente envolvem conhecimento, atitudes, percepções e intenções.
Informações que podem ser expressas em termos numéricos, contadas ou comparadas em uma escala.
Observações que são numéricas.
Dados coletados e registrados por outra pessoa ou organização, geralmente para finalidades diferentes da avaliação em curso.
A metodologia selecionada para coletar e analisar dados, a fim de chegar a conclusões defensáveis sobre a eficiência e eficácia do programa ou projeto.
O modelo lógico ou estrutura conceitual usado para chegar a conclusões sobre os resultados.
Uma metodologia na qual os sujeitos da pesquisa são aleatoriamente designados para um grupo de tratamento ou controle, os dados são coletados antes e após a intervenção e os resultados do grupo de tratamento são comparados com um contrafatual estabelecido pelos resultados do grupo de controle.
Uma metodologia na qual os sujeitos da pesquisa são designados para grupos de tratamento e comparação geralmente por meio de algum tipo de estratégia de correspondência que tenta minimizar as diferenças entre os dois grupos para aproximar a atribuição aleatória.
Mudança intencional ou não intencional direta ou indiretamente relacionada a uma intervenção. Termos relacionados: resultados, resultado.
Mudança intencional ou não intencional direta ou indiretamente relacionada a uma intervenção. Termos relacionados: resultados, resultado.
Mudança esperada ou não, directa ou indirectamente atribuída a uma intervenção.
Termo relacionado: resultados, efeito.
Diferença entre um estado, ao qual pode ser atribuído causalmente a uma intervenção, e um estado não afetado.
A extensão em que os objetivos da intervenção foram alcançados, ou espera-se que sejam alcançados, levando em consideração sua importância relativa. Nota: Também usado como uma medida agregada (ou julgamento) do mérito ou valor de uma atividade, ou seja, até que ponto uma intervenção alcançou, ou espera-se que alcance, seus principais objetivos de forma eficiente, sustentável e com um impacto positivo no desenvolvimento institucional.
Até que ponto uma intervenção atinge seus principais objetivos relevantes.
Medida segundo a qual os objetivos da intervenção de desenvolvimento foram atingidos, ou se espera que sejam alcançados, tendo em consideração a sua importância relativa. Nota: o termo também é utilizado como sistema de medida global (ou como apreciação) do mérito e do valor de uma atividade; medida segundo a qual uma intervenção atingiu, ou se espera que atinja, os seus principais objetivos pertinentes, de forma eficaz e sustentável, e com impacto positivo em termos de desenvolvimento institucional.
Medida em que os efeitos pretendidos de um programa, projeto ou outro objeto realmente ocorrem.
Uma medida de como os recursos/insumos econômicos (fundos, experiência, tempo, etc.) são convertidos em resultados.
Uma medida de como os recursos/insumos econômicos (fundos, experiência, tempo etc.) são usados para alcançar resultados.
Medida segundo a qual os recursos (fundos, peritos, tempo, etc.) são convertidos em
resultados de forma mais econômica.
Uma descrição escrita dos objetivos, tarefas, métodos, resultados e cronogramas para uma avaliação
A lógica do programa que explica como o objetivo de desenvolvimento deve ser alcançado, incluindo relacionamentos causais e suposições subjacentes. Termos relacionados: cadeia de resultados, estrutura lógica.
Uma ferramenta de gerenciamento, que apresenta a lógica de um projeto ou programa em uma forma diagramática. Ele vincula os objetivos de nível superior aos objetivos de nível intermediário e inferior. O diagrama (e descrição relacionada) também pode indicar as principais atividades, indicadores e estratégias usadas para alcançar os objetivos. A estrutura de resultados é usada pelos gerentes para garantir que seu programa geral seja logicamente sólido e considere todas as entradas, atividades e processos necessários para alcançar resultados de nível superior.
Representação lógica que explica como um objetivo de desenvolvimento pode ser alcançado tendo em conta as relações causais e os pressupostos. Termos relacionados: cadeia de resultados, quadro lógico.
Ferramenta de gerenciamento usada para melhorar o design das intervenções, geralmente no nível do projeto. Envolve a identificação de elementos estratégicos (insumos, produtos, resultados, impacto) e seus relacionamentos causais, indicadores e as suposições ou riscos que podem influenciar sucesso e fracasso. Assim, facilita o planejamento, execução e avaliação de uma intervenção de desenvolvimento. Termo relacionado: gerenciamento baseado em resultados.
Uma ferramenta de gerenciamento usada para melhorar o design e a avaliação de intervenções que são amplamente usadas pelas agências de desenvolvimento. É um tipo de modelo lógico que identifica elementos estratégicos do projeto (entradas, saídas, resultados, impacto) e seus relacionamentos causais, indicadores e as suposições ou riscos que podem influenciar o sucesso e o fracasso. Termo relacionado: Estrutura de Resultados.
Instrumento que visa melhorar a concepção das ações, mais frequentemente ao nível dos projetos. Isso inclui a identificação dos elementos estratégicos (recursos, resultados imediatos, efeitos, impactos) e suas relações causais, dos indicadores, assim como dos fatores externos (riscos) que podem influenciar o sucesso ou fracasso da intervenção. Facilita, assim, a concepção, execução e avaliação de uma intervenção de desenvolvimento. Termo relacionado: gestão centrada nos resultados.
Um tipo de estudo usado para identificar fatores que podem contribuir para uma condição médica, comparando um grupo de pacientes que já têm a condição com aqueles que não têm, observando se os dois grupos diferem em termos de características ou comportamentos.
Uma descrição e análise sistemática de um único projeto, programa ou atividade.
Um método de coleta de dados que envolve estudos aprofundados de casos ou projetos específicos dentro de um programa. O método em si é composto de um ou mais métodos de coleta de dados (como entrevistas e revisão de arquivos).
Uma análise que descreve a situação anterior a uma intervenção de desenvolvimento, com a qual o progresso pode ser avaliado e comparações podem ser feitas.
Informações coletadas antes ou no início de um projeto ou programa que fornecem uma base para o planejamento e/ou avaliação do progresso e impacto subsequentes.
Análise que descreve a situação antes do lançamento de uma intervenção de desenvolvimento e relativamente à qual se podem apreciar os progressos ou fazer comparações.
Informações qualitativas não sistemáticas baseadas em histórias sobre eventos reais.
A transmissão dos resultados gerados pelo processo de avaliação às partes para quem é relevante e útil, a fim de facilitar o aprendizado. Isso pode envolver a coleta e disseminação de descobertas, conclusões, recomendações e lições da experiência.
Transmissão das constatações resultantes do processo de avaliação a todos os que podem tirar lições úteis e pertinentes com o objetivo de facilitar a aprendizagem. Isto pode implicar reunir e difundir as constatações, conclusões, recomendações e lições aprendidas.
Métodos usados para processar e interpretar informações durante uma avaliação.
Metodologias usadas para identificar fontes de informação e coletar informações durante uma avaliação. Nota: Exemplos são surveys informais e formais, observação direta e participativa, entrevistas com a comunidade, grupos focais, opinião de especialistas, estudos de caso, pesquisa de literatura.
Métodos utilizados para identificar as fontes de informação e coletar dados, no decorrer de uma avaliação. Nota: por exemplo, inquéritos formais ou informais, observação direta e participativa, entrevistas a comunidades, grupos de controle, opinião de especialistas, estudos de caso e pesquisa documental.
Uma estratégia de gerenciamento focada no desempenho e na consecução de produtos, resultados e impactos. Termo relacionado: estrutura lógica.
Estratégia de gestão orientada para o desempenho, a obtenção de resultados, efeitos e impactos. Termo relacionado: quadro lógico.
Processo sistemático de coleta e análise de dados de desempenho para rastrear o progresso em direção aos resultados planejados para melhorar a alocação, implementação e resultados de recursos.
Um grupo selecionado não aleatoriamente que não recebe os mesmos serviços, produtos ou atividades do programa que está sendo avaliado.
Um grupo não exposto a um programa ou tratamento. Também chamado de grupo de controle.
Um grupo selecionado aleatoriamente que não recebe os serviços, produtos ou atividades do programa que está sendo avaliado.
Um grupo de sujeitos que recebe todas as influências, exceto o programa que está sendo avaliado, exatamente da mesma maneira que o grupo de tratamento (este último chamado, em algumas circunstâncias, de grupo experimental). Também chamado de grupo não programático.
Um grupo de pessoas reunidas com o objetivo de obter percepções ou opiniões, sugerir ideias ou recomendar ações. Um grupo focal é um método de coleta de informações para o processo de avaliação que depende da dinâmica específica das configurações do grupo.
Efeitos positivos e negativos, primários e secundários a longo prazo, produzidos por uma intervenção no desenvolvimento, direta ou indiretamente, intencional ou não.
Um resultado ou efeito causado ou atribuível a um projeto ou programa. O impacto é frequentemente usado para se referir a efeitos de nível mais alto de um programa que ocorrem a médio ou longo prazo, e podem ser intencionais ou não intencionais e positivos ou negativos.
Efeitos a longo prazo, positivos e negativos, primários e secundários, induzidos por uma intervenção de desenvolvimento, direta ou indiretamente, previstos ou não.
Alterações causadas por uma estratégia, programa, projeto ou outro objeto que ocorra entre pessoas, grupos, organizações ou outros objetos além dos destinatários diretos.
Em que medida uma intervenção melhora ou enfraquece a capacidade de um país ou região de fazer uso mais eficiente, equitativo e sustentável de seus recursos humanos, financeiros e naturais, por exemplo, por meio de: (a) melhor definição, estabilidade, transparência, aplicabilidade e previsibilidade dos arranjos institucionais e/ou (b) melhor alinhamento da missão e capacidade de uma organização com seu mandato, que deriva desses arranjos institucionais. Tais impactos podem incluir efeitos pretendidos e não intencionais de uma ação.
Efeitos de uma intervenção que afeta, mais ou menos, a capacidade de um país ou região de utilizar os seus próprios recursos (humanos, financeiros e naturais) da forma mais eficiente, equitativa e durável. Por exemplo: (a) mecanismos institucionais melhor definidos, mais estáveis, transparentes e aplicados de forma previsível, e/ou (b) para os organismos afetados por essa mudanças institucionais, um melhor ajustamento entre o seu mandato, as suas missões e capacidades. Estes impactos podem incluir os efeitos não esperados de uma intervenção.
Fator ou variável quantitativa ou qualitativa que fornece um meio simples e confiável para medir a conquista, refletir as mudanças relacionadas a uma intervenção ou ajudar a avaliar o desempenho de um ator de desenvolvimento.
Variável quantitativa ou qualitativa que fornece meios confiáveis para medir um fenômeno ou atributo específico.
Uma característica ou alteração específica, observável e mensurável que mostra o progresso que um programa está fazendo para alcançar um resultado específico.
Fator ou variável, de natureza quantitativa ou qualitativa, que constitui um meio simples e confiável de medir e informar sobre as mudanças ligadas à intervenção, ou ajudar a apreciar o desempenho de um ator do desenvolvimento.
Uma variável que permite a verificação de alterações na intervenção de desenvolvimento ou mostra resultados em relação ao planejado. Termos relacionados: monitoramento de desempenho, medição de desempenho.
Uma característica ou dimensão específica usada para medir as mudanças pretendidas. Os indicadores de desempenho são usados para observar o progresso e medir os resultados reais em comparação com os resultados esperados.
Indicador que permite verificar as mudanças na intervenção de desenvolvimento ou mostrar os resultados obtidos relativamente ao que foi planejado. Termos relacionados: acompanhamento do desempenho, medição dos desempenhos.
Os recursos financeiros, humanos e materiais usados para a intervenção no desenvolvimento.
Recursos fornecidos para a implementação do programa. Exemplos são dinheiro, equipe, tempo, instalações, equipamentos etc.
Meios financeiros, humanos e materiais usados para uma intervenção de desenvolvimento.
Recursos (meios), em qualquer forma, utilizados para a realização de uma estratégia, programa, projeto ou outro objeto.
Uma ação ou entidade que é introduzida em um sistema para obter algum resultado. No contexto de avaliação do programa, uma intervenção refere-se a uma atividade, projeto ou programa que é introduzido ou alterado (emendado, expandido, etc.).
Um instrumento para apoio de parceiros (doadores e não doadores) que visa promover o desenvolvimento. Nota: Exemplos são conselhos de políticas, projetos, programas.
Instrumento de ajuda utilizado por um parceiro (doador ou não) com vista à promoção do desenvolvimento. Nota: por exemplo, projetos, programas, conselho ou parecer sobre políticas.
Generalizações baseadas em experiências de avaliação de projetos, programas ou políticas que abstraem das circunstâncias específicas para situações mais amplas. Frequentemente, as lições destacam os pontos fortes ou fracos da preparação, design e implementação que afetam o desempenho, o resultado e o impacto.
Generalizações baseadas em resultados de avaliação que abstraem de circunstâncias específicas para situações mais amplas. Frequentemente, as lições destacam os pontos fortes ou fracos da preparação, design e implementação que afetam o desempenho, o resultado e o impacto.
Generalizações baseadas na avaliação das experiências com projetos, programas ou políticas que permitem retirar ensinamentos de circunstâncias específicas para situações mais abrangentes. Frequentemente as lições sublinham os pontos fortes e fracos na preparação, concepção e execução de intervenções que afetam o desempenho, os resultados e o impacto.
Um procedimento para atribuir um número a um objeto ou evento observado.
Um sistema para avaliar o desempenho das intervenções de desenvolvimento em relação aos objetivos declarados. Termos relacionados: monitoramento de desempenho, indicador.
Maneiras de medir objetivamente o grau de sucesso que um programa teve em alcançar seus objetivos, metas e atividades planejadas.
Sistema que permite apreciar os desempenhos das intervenções de desenvolvimento relativamente aos objetivos estabelecidos. Termos relacionados: acompanhamento dos desempenhos, indicadores.
Métodos, abordagens e ferramentas que demonstraram ser eficazes, úteis e replicáveis.
O termo é usado para avaliações projetadas para agregar descobertas de uma série de avaliações. Também pode ser usado para denotar a avaliação de uma avaliação para julgar sua qualidade e/ou avaliar o desempenho dos avaliadores.
Uma avaliação sistemática e objetiva que agrega resultados e recomendações de uma série de avaliações.
Avaliação concebida como uma síntese das constatações tiradas de várias avaliações. O termo também é utilizado para designar a avaliação de uma avaliação com o objetivo de apreciar a sua qualidade e/ou apreciar o desempenho dos avaliadores.
Meta-avaliação é uma avaliação de uma avaliação, ou seja, uma avaliação sistemática e transparente de uma ou várias avaliações com base nos critérios de utilidade, viabilidade, propriedade e precisão, além de outros critérios relevantes.
Métodos de coleta de dados, que se enquadram no continuum de métodos formais e informais de coleta de dados, que podem ser usados para fornecer informações relacionadas à decisão em ambientes de desenvolvimento de forma relativamente rápida. Isso inclui entrevistas com informantes chave, discussões em grupos focais, entrevistas em grupo, observação estruturada e pesquisas informais.
Técnicas usadas para identificar fontes de informação, coletar informações e minimizar o viés durante uma avaliação.
A maneira como os fatos sobre um programa e seus resultados são acumulados. Os métodos de coleta de dados geralmente usados nas avaliações de programas incluem pesquisa de literatura, revisão de arquivos, observações, questionários, opinião de especialistas e estudos de caso.
Um modelo lógico, geralmente uma representação visual, fornece um roteiro mostrando a sequência de eventos relacionados, conectando a necessidade de um programa planejado com os resultados desejados pelos programas.
Uma maneira sistemática e visual de apresentar as relações percebidas entre os recursos que se tem para operar o programa, as atividades que planeja realizar e as mudanças ou resultados que espera alcançar.
Uma função contínua que utiliza a coleta sistemática de dados sobre indicadores específicos para fornecer aos gestores e principais partes interessadas de uma intervenção em andamento indicações da extensão do progresso e da consecução dos objetivos no uso dos fundos alocados
O desempenho e a análise de medições de rotina para detectar alterações no status dos indicadores. O monitoramento é usado para informar os gerentes sobre o progresso de uma intervenção ou programa em andamento e para detectar problemas que podem ser resolvidos por meio de ações corretivas.
Processo contínuo de coleta sistemática de informações, segundo indicadores escolhidos, para fornecer aos gestores e aos detentores de interesse (stakeholders) de uma intervenção de desenvolvimento em curso, os elementos sobre os progressos realizados, os objetivos atingidos e os recursos afetados. Termos relacionados: acompanhamento do desempenho, indicador.
O monitoramento descreve uma observação contínua de uma característica durante um período de tempo com o objetivo de identificar as alterações correspondentes.
Um processo contínuo de coleta e análise de dados para comparar até que ponto um projeto, programa ou política está sendo implementado com relação aos resultados esperados.
Processo contínuo de coleta e análise de informação, com vista a apreciar a execução de um projeto, programa ou política face aos resultados esperados.
Uma declaração de que o valor verdadeiro de um parâmetro para uma população está dentro de um intervalo especificado de valores com um determinado nível de probabilidade.
A probabilidade de as diferenças observadas não ocorrerem por acaso.
O objetivo de ordem superior para o qual uma intervenção pretende contribuir.
O objetivo de ordem superior para o qual um projeto, programa ou política pretende contribuir; uma declaração da condição ou estado que se espera alcançar.
É o objetivo de ordem mais elevada para o qual contribui uma intervenção de desenvolvimento. Termo relacionado: objetivo de desenvolvimento.
Impacto pretendido que contribui para benefícios físicos, financeiros, institucionais, sociais, ambientais ou outros para uma sociedade, comunidade ou grupo de pessoas por meio de uma ou mais intervenções de desenvolvimento.
Impacto positivo esperado, em termos físicos, financeiros, sociais, ambientais ou outros, por uma ou várias intervenções de desenvolvimento, numa sociedade, grupo ou comunidade receptora.
Os resultados pretendidos de desenvolvimento físico, financeiro, institucional, social, ambiental ou outro para os quais se espera que um projeto ou programa contribua.
Resultados físicos, financeiros, institucionais, sociais, ambientais ou outros que o projeto ou programa deve produzir.
Os efeitos prováveis ou alcançados a curto e médio prazo dos resultados de uma intervenção. Termos relacionados: resultado, produtos, impactos, efeito.
Um resultado ou efeito causado ou atribuível ao projeto, programa ou política. O resultado é frequentemente usado para se referir a efeitos mais imediatos e pretendidos. Termos relacionados: resultado, efeito.
Os resultados das operações ou atividades do programa; os efeitos desencadeados pelo programa. Por exemplo, aumento do conhecimento, mudança de atitudes ou crenças, redução do uso de tabaco, etc.
Aquilo que uma intervenção alcançará ou alcançou no curto e no médio prazo. Termos relacionados: resultados, produto, impacto, efeito.
Alterações (imediatas) que ocorrem entre os destinatários diretos de uma estratégia, programa, projeto ou outro objeto.
Os produtos, bens de capital e serviços resultantes de uma intervenção de desenvolvimento; também pode incluir alterações resultantes da intervenção que sejam relevantes para a obtenção de resultados.
Os produtos, bens e serviços que resultam de uma intervenção.
Bens, equipamentos ou serviços que resultam da intervenção de desenvolvimento. O termo pode aplicar-se às mudanças induzidas pela intervenção que podem conduzir a efeitos.
Serviços e produtos diretamente renderizados e criados por meio de uma estratégia, programa, projeto ou outro objeto e direcionados aos destinatários.
Os indivíduos e/ou organizações que colaboram para alcançar objetivos mutuamente acordados. Nota: O conceito de parceria conota objetivos compartilhados, responsabilidade comum por resultados, responsabilidades distintas e obrigações recíprocas. Os parceiros podem incluir governos, sociedade civil, organizações não-governamentais, universidades, associações profissionais e empresariais, organizações multilaterais, empresas privadas, etc.
Pessoas e/ou organizações que colaboram para alcançar objetivos estabelecidos em conjunto. Nota: o conceito de parceria evoca os objetivos comuns, as responsabilidades partilhadas no que diz respeito aos efeitos, aos compromissos recíprocos e à obrigação de prestar contas de forma clara. Os parceiros podem ser organizações governamentais, da sociedade civil, ONGs, universidades, associações profissionais, organizações multilaterais, empresas privadas, etc.
Agências, organizações, grupos ou indivíduos que têm interesse direto ou indireto na intervenção de desenvolvimento ou em sua avaliação.
Entidades (governos, agências, empresas, organizações, comunidades, indivíduos etc.) que têm interesse direto ou indireto em um projeto, programa ou política e qualquer avaliação relacionada.
Pessoas ou organizações que investem no programa ou que estão interessadas nos resultados da avaliação ou no que será feito com os resultados da avaliação.
Agências, organizações, grupos ou indivíduos que têm um interesse direto ou indireto em uma intervenção de desenvolvimento, ou na sua avaliação.
O grau em que uma intervenção ou um parceiro opera de acordo com critérios/normas/diretrizes específicas ou alcança resultados de acordo com metas ou planos estabelecidos.
Medida segundo a qual uma intervenção de desenvolvimento, ou um parceiro, age segundo os critérios, as normas e as orientações específicas ou obtém os resultados de acordo com os objetivos previamente estabelecidos.
Um processo para identificar e resolver problemas na implementação de programas e na prestação de serviços. Envolve identificar um problema e testar uma estratégia para resolvê-lo. O objetivo é aumentar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados pelos provedores, bem como a disponibilidade, acessibilidade e aceitabilidade dos serviços desejados pelos usuários.
Hipóteses sobre fatores ou riscos que podem afetar o progresso ou o sucesso de uma intervenção. Nota: As premissas também podem ser entendidas como condições que afetam a validade da própria avaliação, por exemplo, sobre as características da população ao projetar um procedimento de amostragem para uma pesquisa. As premissas são explicitadas nas avaliações baseada na teoria, nas quais a avaliação acompanha sistematicamente a cadeia de resultados esperados.
Uma proposição que é tomada como certa, como se fosse verdadeira. Para o gerenciamento de projetos, premissas são hipóteses sobre vínculos causais ou fatores que podem afetar o progresso ou sucesso de uma intervenção.
Hipóteses/suposições sobre fatores ou riscos que podem ter repercussões na evolução ou no sucesso da intervenção de desenvolvimento. Nota: este termo também se pode aplicar a fatores que condicionam a validade da própria avaliação, por exemplo as características da população em que é retirada a amostra de um inquérito. Numa abordagem “teórica” da avaliação, as hipóteses levantadas são sistematicamente verificadas em relação à cadeia de resultados prévia.
Obrigação de demonstrar que o trabalho foi conduzido em conformidade com as regras e padrões acordados ou de relatar de forma justa e precisa os resultados de desempenho em relação às funções e / ou planos determinados. Isso pode exigir uma demonstração cuidadosa, mesmo legalmente defensável, de que o trabalho é consistente com os termos do contrato. Nota: Accountability no desenvolvimento pode se referir às obrigações dos parceiros de agir de acordo com responsabilidades, funções e expectativas de desempenho claramente definidas, geralmente com respeito ao uso prudente de recursos. Para os avaliadores, conota a responsabilidade de fornecer relatórios de monitoramento e avaliações de desempenho precisos e justos. Para gerentes do setor público e formuladores de políticas, a prestação de contas é para contribuintes/cidadãos.
Obrigação de demonstrar o que foi alcançado em conformidade com as regras e padrões acordados. Isso pode exigir uma demonstração cuidadosa, legalmente defensável, de que o trabalho é consistente com o contrato.
A responsabilidade dos gerentes e funcionários do programa de fornecer, às partes interessadas e às agências de financiamento, evidências de que um programa é eficaz e está em conformidade com seus requisitos legais, fiscais, de cobertura e de serviço.
O conjunto de coisas programadas e sequenciadas realmente executadas para executar um programa ou projeto.
Conexão de atividades e eventos associados à realização de uma estratégia, programa, projeto ou outro objeto.
Um conjunto de intervenções, atividades ou projetos que normalmente são implementados por várias partes durante um período de tempo especificado e podem abranger setores, temas e/ou áreas geográficas.
Uma revisão abrangente e sistemática de todos os aspectos do projeto – técnico, financeiro, econômico, social, institucional, ambiental – para determinar se um investimento deve ser mantido.
Uma intervenção implementada por um conjunto definido de implementadores e projetada para atingir objetivos específicos dentro dos recursos e cronogramas de implementação especificados. Um conjunto de projetos compõe o portfólio de um programa. Termo relacionado: atividade, intervenção.
Os objetivos publicamente declarados do programa ou projeto de desenvolvimento.
Objetivos enunciados para um projeto ou programa de desenvolvimento.
Os indivíduos ou organizações específicos em benefício dos quais a intervenção de desenvolvimento é realizada.
Indivíduos, grupos ou organizações específicos em benefício de quem a intervenção é realizada.
Pessoas ou organizações em benefício das quais é realizada a intervenção de desenvolvimento.
Estudos de pesquisa que utilizam um desenho experimental. Termos relacionados: projeto experimental.
Propostas destinadas a melhorar a eficácia, qualidade ou eficiência de uma intervenção de desenvolvimento; no redesenho dos objetivos; e / ou na realocação de recursos. As recomendações devem estar vinculadas às conclusões.
Propostas baseadas em descobertas e conclusões que visam melhorar a efetividade, qualidade ou eficiência de uma intervenção.
Propostas que têm por objetivo promover a eficácia, qualidade ou eficiência de uma intervenção de desenvolvimento, reorientar os objetivos, e/ou redistribuir recursos. As recomendações devem estar relacionadas com as conclusões.
Até que ponto os objetivos de uma intervenção de desenvolvimento são consistentes com os requisitos dos beneficiários, as necessidades do país, as prioridades globais e as políticas dos parceiros e doadores. Nota: Retrospectivamente, a questão da relevância geralmente se torna uma questão de saber se os objetivos de uma intervenção ou seu design ainda são adequados, dadas as circunstâncias alteradas.
Medida segundo a qual os objetivos de uma intervenção de desenvolvimento correspondem às expectativas dos beneficiários, às necessidades do país, às prioridades globais, às políticas dos parceiros e dos doadores. Nota: retrospectivamente, a questão da relevância consiste frequentemente em colocar a questão de saber se os objetivos da intervenção ou a sua concepção continuam adequados tendo em conta a evolução do contexto.
Importance of a strategy, program, project or another object with regard to resolving existing problems.
A saída, resultado ou impacto (intencional ou não intencional, positivo e / ou negativo) de uma intervenção de desenvolvimento. Termos relacionados: resultado, efeito, impactos.
A saída, resultado ou impacto pretendido (ou não intencional).
Produtos, efeitos ou impactos (esperados ou não, positivos e/ou negativos) de uma intervenção de desenvolvimento. Termos relacionados: efeito, impacto.
Uma avaliação do desempenho de uma intervenção, periodicamente ou de forma ad hoc. Nota: Freqüentemente, a “avaliação” é usada para uma avaliação mais abrangente e / ou mais aprofundada do que a “revisão”. As revisões tendem a enfatizar aspectos operacionais. Às vezes, os termos “revisão” e “avaliação” são usados como sinônimos. Termo relacionado: avaliação.
Apreciação do desempenho de uma intervenção, feita periodicamente ou de forma ad hoc. Nota: o termo “avaliação” é frequentemente aplicado para uma apreciação mais global e/ou mais profunda que um exame. O exame tende a sublinhar os aspectos operacionais. Os termos “exame” e “avaliação” são por vezes utilizados como sinônimos. Termo relacionado: avaliação.
A continuação dos benefícios de uma intervenção de desenvolvimento após a conclusão de uma grande assistência ao desenvolvimento. A probabilidade de benefícios contínuos a longo prazo. A resiliência ao risco do benefício líquido flui ao longo do tempo.
O grau em que os serviços ou processos continuam quando os insumos (financiamento, materiais, treinamento etc.) fornecidos pela (s) fonte (s) original (s) diminuem ou descontinuam.
Continuação dos benefícios resultantes de uma intervenção de desenvolvimento, após a sua conclusão. Probabilidade de os benefícios perdurarem a longo prazo. Situação em que as vantagens líquidas são suscetíveis de resistir aos riscos ao longo do tempo.
1. Durabilidade de uma característica; no contexto da avaliação, geralmente a durabilidade de um efeito, referente à persistência (ou transitoriedade) de um efeito determinado.
2. Critério de avaliação multidimensional, que integra critérios para dimensões sociais, econômicas e ecológicas.
Documento escrito que apresenta o objetivo e o escopo da avaliação, os métodos a serem usados, o padrão com base no qual o desempenho deve ser avaliado ou as análises devem ser conduzidas, os recursos e o tempo alocado e os requisitos de relatório. Duas outras expressões usadas às vezes com o mesmo significado são “escopo de trabalho” e “mandato de avaliação”.
Documento escrito que apresenta o objetivo e âmbito da avaliação, os métodos a serem utilizados, as referências que permitem apreciar o desempenho ou conduzir a análise, os recursos e o tempo necessários, assim como as condições de apresentação e difusão dos resultados. Dito de outra forma, trata-se do edital da avaliação.
Um projeto, programa ou política que é objeto de uma avaliação.
O uso de três ou mais teorias, fontes ou tipos de informação ou tipos de análise para verificar e fundamentar uma avaliação. Nota: combinando múltiplas fontes de dados, métodos, análises ou teorias, os avaliadores buscam superar o viés advindo de informantes únicos, métodos únicos, estudos de observador único ou teoria única.
Utilização de pelo menos três teorias, fontes ou tipos de informação, ou tipos de análise para verificar e sustentar uma apreciação ou um ponto de vista. Nota: através da combinação de várias fontes, métodos, análises ou teorias, os avaliadores visam superar os enviesamentos que surgem quando se trabalha com uma única fonte de informação, um único observador, um único método ou uma única teoria.
Até que ponto as estratégias e instrumentos de coleta de dados medem o que pretendem medir.
A medida em que os dados medem o que pretendem medir e o grau em que esses dados fornecem evidências suficientes para as conclusões de uma avaliação.
Disposição segundo a qual as estratégias e os instrumentos de coleta de informação permitem medir o que é suposto medirem.
O grau de concordância entre um conceito teórico (por exemplo, paz e segurança, desenvolvimento econômico) e as medidas específicas (por exemplo, número de guerras, PIB) usadas como indicadores do fenômeno; essa é a extensão em que alguma medida (por exemplo, número de guerras, PIB) reflete adequadamente o construto teórico (por exemplo, paz e segurança, desenvolvimento econômico) ao qual está vinculada.
O grau em que uma medida ou conjunto de medidas representa adequadamente todas as facetas dos fenômenos que deve descrever.
O grau em que as descobertas, conclusões e recomendações produzidas por uma avaliação são aplicáveis a outras configurações e contextos.
A capacidade de generalizar conclusões sobre um programa para condições futuras ou diferentes. As ameaças à validade externa incluem seleção e interação do programa, interação com o ambiente e interação com o histórico do programa.
O grau em que as conclusões sobre ligações causais são adequadamente apoiadas por as evidências coletadas.
A capacidade de afirmar que um programa causou resultados medidos (até certo ponto), diante de possíveis explicações alternativas plausíveis. As ameaças mais comuns à validade interna são história, maturação, mortalidade, viés de seleção, artefatos de regressão, difusão e imitação de tratamento e teste.
Um atributo ou característica de um indivíduo, grupo ou sistema que pode mudar ou ser expresso como mais de um valor ou em mais de uma categoria.
Uma variável estranha em um modelo estatístico que se correlaciona (positiva ou negativamente) com a variável dependente e independente e, portanto, pode levar a conclusões incorretas.
Uma variável que ocorre em um caminho causal de uma variável independente para uma variável dependente. Causa variação na variável dependente e causa variações na variável independente.
Variáveis dependentes (produto, resultado, resposta), assim chamadas porque são “dependentes” da variável independente; o resultado presumivelmente depende de como essas variáveis de entrada são gerenciadas ou manipuladas.
Uma variável que pode influenciar ou prever em algum grau, direta ou indiretamente, a variável dependente. Uma variável independente pode ser passível de manipulação pelo pesquisador (por exemplo, introdução de uma intervenção em um programa) ou pode ser um fator que não pode ser manipulado (por exemplo, a idade dos beneficiários).
A medida em que uma medição, amostragem ou método analítico subestima sistematicamente ou superestima o valor real de uma variável ou atributo.
Quando os grupos de tratamento e controle envolvidos no programa são inicialmente desiguais estatisticamente, em termos de um ou mais dos fatores de interesse. Isso é uma ameaça à validade interna.