A Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT) criou um conjunto de indicadores para ser utilizado como parâmetro avaliativo ou de monitoramento em projetos do campo da leitura realizados em escolas, bibliotecas públicas e privadas e em outras ações comunitárias, considerando-se cinco dimensões distintas: política, infraestrutura, formação de profissionais, práticas de promoção da leitura e mudanças.
Através dessa publicação, a Rede LEQT os disponibiliza publicamente e abre a possibilidade de criar parâmetros relevantes e compartilhados que permitam às instituições avaliar e monitorar projetos na perspectiva de torná-los ainda mais eficientes e cumpridores das metas propostas. No total, são 92 indicadores para serem selecionados conforme a natureza de cada projeto. A publicação traz ainda instruções para essa seleção, para a construção dos instrumentos de coleta de dados, tabulação e análise dos resultados. Ressalta-se que a publicação inclui um grande conjunto de indicadores que não necessita ser utilizado integralmente para a formulação de propostas de avaliação e que cada instituição pode escolher aqueles que mais se adequem à sua realidade.