Lançamento: Avaliação da Efetividade de Aceleradoras de Impacto

No dia 24 de junho, das 16 às 18 horas, a Move Social apresentará em um evento online os principais dados coletados em nosso estudo inédito Avaliação da Efetividade de Aceleradoras de Impacto.

Em quase um ano de trabalho, o projeto contemplou a participação de 11 organizações intermediárias (aceleradoras) e 73 negócios de impacto e organizações da sociedade civil (OSCs) que foram “aceleradas” pelas parceiras.
O crescimento exponencial de negócios de impacto socioambiental no Brasil veio acompanhado de uma onda de iniciativas de aceleração destinadas a qualificar produtos e serviços oferecidos, bem como desenvolver organizações (incluindo as da sociedade civil) e contribuir com os impactos pretendidos. Estas organizações intermediárias dedicadas à aceleração passaram a ser parte integral e relevante do ecossistema de impacto no Brasil, facilitando o amadurecimento de ideias, a articulação de redes e – para o impact investing – se constituindo como elo determinante para o fluxo de investimentos.

Reconhecida a relevância destas organizações para o ecossistema e a maturidade já estabelecida no contexto brasileiro, torna-se necessário – para aprimorar ainda mais o papel que exercem – conduzir estudos que investiguem os avanços que foram capazes de produzir, bem como os pontos que precisam de atenção e ajuste em suas estratégias. A esta ambição associa-se a motivação de contribuir com o debate sobre métricas e abordagens avaliativas para este setor, aspecto reconhecido como um desafio para diversas organizações.

Entrevistas, revisão de literatura e atenção a padrões internacionais – com destaque ao Impact Management Project – permitiram: a estruturação de uma Teoria de Mudança da atuação de organizações intermediárias (aceleradoras), a produção de um catálogo de métricas, um instrumento de coleta de informações e a elaboração de relatório que consolida os dados coletados – dados estes que serão apresentados no evento do dia 24 de junho.

Organizações envolvidas-Aceleradoras: Conexsus, Climate Ventures, Dín4mo, Idesam, Instituto Legado, NESst, Phomenta, PretaHub, Quintessa, Semente, Yunus Negócios Sociais Brasil.-Patrocínio: Fundo Vale, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto humanize, Instituto Sabin.-Apoio institucional: Aspen Network of Development Enterpreneurs (ANDE) e escritório CQS/FV Advogados Associados

AGENDA
O QUE: 
Evento online para apresentação do estudo Avaliação da Efetividade de Aceleradoras de Impacto
QUANDO: 24 de junho, das 16 às 18 horas
QUEM: As apresentações serão realizadas por Daniel Brandão e pela convidada internacional Abigayle Davidson, pesquisadora da Aspen Network of Development Enterpreneurs (ANDE). O painel contará ainda com representantes da Artemisia e do ICE.

INSCREVA-SE!
PARA MAIS INFORMAÇÕES[email protected]

Data

24 jun 2021
Expired!

Hora

16:00 - 18:00

Mais Informações

Leia Mais

Localização

Online
Categoria

Apoiadores da Agenda de Avaliação

Apoiador #4
Apoiador #3 Fundação Roberto Marinho
Apoiador #2 Itaú Social

Realização

GIFE

Parceiro Técnico da Agenda Avaliação

Conhecimento Social