2º Encontro do Grupo Avaliação

Com o objetivo de fortalecer e ampliar as práticas no campo da avaliação dentro da rede de associados, o Grupo de Avaliação do GIFE lançou, em 30 de maio de 2019, a versão em português do livro Evaluation Thesaurus – Avaliação: Um Guia de Conceitos -, de Michael Scriven.

A publicação ficou a cargo da editora Paz & Terra e a iniciativa de traduzir o original partiu da Fundação Roberto Marinho e Fundação Itaú Social, duas organizações associadas ao GIFE e que compõem a coordenação do Grupo de Avaliação.

Uma das principais referências mundiais no campo de avaliação, Scriven contabiliza diversos prêmios, entre eles o Lazarsfeld Award, da American Evaluation Association – da qual foi presidente -, por sua contribuição à teoria da avaliação. Autor de mais de 400 publicações sobre avaliação, filosofia da ciência e computação, começou a produzir o guia ainda nos anos 1950.

A obra conta com mais de dois mil verbetes sobre processos avaliativos com diversos focos, como diferentes esferas da educação, terceiro setor e órgãos governamentais, além de conter informações sobre avaliação de pessoas, programas, teorias científicas, produtos, propostas, desempenho entre outras.

O evento de lançamento contou com a participação de Wilson Risolia, Mônica Pinto e Rosalina Soares, da Fundação Roberto Marinho, e de Nilma Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio.

Os presentes puderam assistir a um ‘duelo de verbetes’, no qual Mônica Pinto e Angela Dannemann conectaram conceitos apresentados no livro aos processos avaliativos realizados por suas organizações. O verbete sobre avaliação formativa, por exemplo, afirma que essa “é contrastada com avaliação somativa. Normalmente é realizada durante o desenvolvimento ou melhoria de um programa ou produto. A distinção entre avaliação formativa e somativa foi bem resumida por Bob Stake: ‘Quando o cozinheiro prova a sopa, é avaliação formativa; quando os convidados provam, é somativa’”.

Abaixo estão disponíveis os materiais sobre o 2º Encontro do Grupo Avaliação.

Vídeo Apresentação Scriven


Apoiadores da Agenda de Avaliação

Apoiador #4
Apoiador #3 Fundação Roberto Marinho
Apoiador #2 Itaú Social

Realização

GIFE

Parceiro Técnico da Agenda Avaliação

Conhecimento Social