Cultivando os frutos sociais: a importância da avaliação nas ações das empresas

Chama atenção o interesse crescente das empresas privadas em serem identificadas e diferenciadas pela defesa de causas sociais. Tal fenômeno, impulsionado em meados dos anos 1990, adquire, mais recentemente, novos contornos. Na década passada, as empresas diferenciavam-se pelo simples fato de realizarem algum tipo de ação social. Já o desafio dos novos tempos é diferenciarem-se pela qualidade destas ações e pela comprovação de seus resultados por meio de argumentos mais robustos. Isto porque, de um lado, a maioria absoluta das empresas já atua em prol das comunidades mais pobres e, por outro, porque cresce a cobrança, por parte de segmentos organizados da sociedade, para conhecer os resultados desta atuação.
Dessa forma, o estudo sobre a avaliação das ações sociais de empresas privadas que atuam no país partiu de uma identificação do universo de empresas que declaram avaliar suas ações para,em seguida, investigar, com base na percepção de profissionais das próprias empresas, por que, como e para que as empresas se dedicam a esta atividade. A identificação daquele universo, cujos resultados são descritos neste volume, foi realizada a partir de tabulações especiais sobre a base de dados da Pesquisa Ação Social das Empresas (Pase 2006).


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